Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 18 de maio de 2011


Você sabia que a água é a molécula mais importante do corpo humano, presente em maior abundância no nosso organismo? De 55 a 75% por cento do peso corporal de um adulto é composto de água:
- Sangue - 83%
- Músculos - 73%
- Gordura - 25%
- Ossos - 22%
Seu conteúdo varia em função de muitos fatores:
• Quantidade de tecido adiposo: o conteúdo de água do tecido adiposo é inferior ao de qualquer outro tecido. Logo, aumentando a quantidade de tecido adiposo reduz-se a fração do peso total do corpo relativo à água.
• Idade: a medida em que a pessoa envelhece, a porcentagem de peso corporal total representada pela água diminui gradualmente. Em crianças recém-nascidas, a água constitui cerca de 72% do peso corporal. Em um adulto esse valor cai para 60%. 
• Sexo: As mulheres em geral, têm uma porcentagem menor de água total no organismo devido a uma maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo.
A água é o solvente de toda matéria viva, move-se livremente entre as células, tem importante participação nos processos de transporte de substâncias, auxilia a regulação  do equilíbrio térmico (temperatura do corpo); auxilia a eliminação de toxinas pela urina, transporta nutrientes, regulariza o funcionamento intestinal, mantém a pele com aspecto saudável (hidratada), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário